Como Funciona

A Roda de samba na UnB é uma iniciativa que visa a construção de um espaço permanente de estudo, prática, e socialização do samba de raiz na Universidade de Brasília. Ela é objeto, meta e produto de uma das turmas da disciplina "Prática de Conjunto" do departamento de música, que se volta para a execução dos sambas que fizeram a história de nossa música popular.

Contrariando as convenções, este grupo faz sua música sem o uso de partituras e, mais ainda, sem uma separação clara entre os artistas e o público. De fato cada pessoa que assiste é também participante já que todos estão sempre convidados a cantar junto com a gente. A roda de samba é circular e democrática, é de todos nós, é um chamado à coletivização. As apresentações desse grupo ocorrerão sempre sem a mística do palco nem o ritualesco dos teatros. Ocorrerá nas praças e bancos da universidade, para e com todos aqueles que quiserem compartilhar com a gente essa paixão.

 

Como se pode participar desse grupo?

Os integrantes do grupo devem estar matriculados na disciplina "Prática de conjunto" (1 a 6) do prof. Alexei Alves (departamento de música). Para obter inscrição nessa disciplina para este período (segundo semestre de 2013) é obrigatória a participação na reunião inaugural marcada para o dia 23 de agosto, 18hs, no auditório do MUS.


Dinâmica dos trabalhos.

Ao longo de todo o semestre ocorrerão ensaios semanais de duas horas sendo que mensalmente serão também combinados apresentações em locais variados da universidade. Todo o trabalho de aquisição e aprendizagem do repertório será via escuta e memorização. Embora versões escritas possam eventualmente servir de fonte original, nenhuma partitura será lida durante as execuções. Também exige-se dos músicos a execução vocal das melodias das canções, bem como a memorização das letras correspondentes. Todos do grupo, portanto, serão cantores. E um detalhe: visto que as músicas não tem tonalidades definidas e que elas podem ser "puxadas" por quem quer que seja e em qualquer nota, as músicas deverão ser aprendidas de modo a serem tocadas em qualquer tonalidade.


Repertório

O grupo Roda de Samba da UnB se volta para o chamado "samba de raiz", executando obras ditas clássicas do gênero, alguns dos principais autores sendo: Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Ismael Silva, Ataúlfo Alves, Assis Valent, Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Candeia, Zé Ketti, Monsueto, Monarco, Elton Medeiros, Nelson Sargento, Martinho da Vila, Bezerra da Silva, Batatinha, entre muitos e muitos outros. Nesta página manteremos uma lista com algumas das músicas que definiremos como "obrigatórias" do grupo, e disponibilizando um espaço onde as pessoas podem sugerir outras canções para que estas sejam incluídas.



Muitas Tarefas

Além de tocar e cantar, é requerido dos membros matriculados do grupo que realizem uma série de tarefas logísticas importantíssimas. São elas:
  • Marcação de locais para apresentação
  • Obtenção e transporte de equipamentos
  • Elaboração de cartazes de divulgação
  • Divulgação eletrônica
  • Impressão e Afixação dos cartazes
  • Elaboração e confecção da camiseta do grupo
A cada aluno matriculado será atribuído uma dessas tarefas. Sobre essas tarefas, você pode estar pensando: "Camiseta do grupo? Isso é mesmo necessário?". O fato é que esse será um detalhe bastante importante, visto que nas apresentações da roda de samba não há uma separação clara entre artistas e público. A maneira como aqueles diretamente envolvidos na realização desse projeto serão identificados será pelo uso de uma camiseta do projeto. 


Mais dúvidas?

Se você ainda tem algumas dúvidas pode postá-las aqui na seção de comentários desta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário